Filial Seixal do
Racionalismo Cristão



 

Biografia de Celeste da Luz Lopes Vasconcelos

Filha de Bernardina Rosa Lopes e José Maria da Luz, Celeste da Luz Lopes Vasconcelos nasceu em 4 de Fevereiro de 1931 na Cidade do Mindelo, Ilha de São Vicente, Cabo Verde.

Órfã de pai aos 7 anos de idade, fez a instrução primária e logo de seguida começou a ajudar a mãe na educação dos 3 irmãos mais novos, suprindo assim com a sua humildade e carácter as enormes dificuldades inerentes à época e à situação.

Sempre solidária com a família que lhe deu o berço, constituiu a sua.

Contraiu matrimónio com Ricardino Vasconcelos, funcionário público, mais tarde industrial na cidade do Mindelo.

Mãe de 6 rapazes e uma menina. Todavia o quinto rebento não sobreviveu aos primeiros meses de vida. Soube educar os seus seis filhos, albergando muitos filhos de outros com o mesmo afecto e carinho, o que lhe granjeou muita admiração.

Conheceu e começou a frequentar o Racionalismo Cristão por volta dos anos cinquenta do século passado.

Desenvolveu e praticou a mediunidade com pouco mais de vinte anos. Nessa altura a prática dessa Doutrina espiritualista em Cabo Verde era proibida e, muitas vezes, seus seguidores eram perseguidos. Assim, sempre que as condições se mostravam favoráveis, dava sua modesta contribuição, tendo sido médium em três Casas racionalistas cristãs.

Desencarnou a 15 de Janeiro de 2004, deixando a força do seu exemplo de esposa, mãe extremosa e humana, honestidade, muita simplicidade, solidariedade, rigor e carácter.

De "Biografia de Celeste da Luz Lopes Vasconcelos" para a primeira página

Copyright©2005 racionalismo-cristao.org.br. All Rights Reserved